Cientistas de Palmo e Meio Descobrem Enigmas da Água

E se fosse possível fazer da água um instrumento musical ou subitamente convertê-la em estado gasoso? Parece magia, mas no Atelier de Ambiente provámos que não é, surpreendendo miúdos e graúdos.

Este sábado a Biblioteca Municipal transformou-se num enorme laboratório, com mais de uma centena de pequenos cientistas e vários curiosos a descobrir os verdadeiros enigmas da água.

Aprendendo brincando, a pequenada divertiu-se à grande nas mil e uma experiências preparadas a pensar nos mais jovens e não só, neste evento promovido pela Câmara Municipal da Madalena, com o apoio da Escola Cardeal Costa Nunes, com o intuito de consciencializar a população para a importância das questões ambientais.

A par dos ensaios científicos, a criançada divertiu-se com múltiplos jogos relativos à reutilização de materiais, reciclagem e à roda dos alimentos, bem como com filmes sobre ambiente e a explorar a exposição temática de livros, terminando a tarde com um sorteio, que ditou a sorte ao Francisco Goulart, à Beatriz Rosa e ao Alexandre Silva, brindados com divertidos jogos didáticos da Science4You.

Sensibilizar, educando para a problemática da preservação do meio envolvente, é crucial para uma sociedade que se quer desenvolvida, sendo indubitavelmente uma preocupação da autarquia da Madalena, que com múltiplas iniciativas assinalou a Primavera Biológica, criada com o desígnio de tornar Portugal um país mais sustentável, através da valorização das Florestas, da Agricultura e do Meio Ambiente.