Madalena do Pico @ Serviços Online

.: Madalena do Pico @ Serviços Online
Código do Projeto: ACORES-02-0550-FEDER-000030
Objetivo Principal: 2.3.1 - Reduzir os custos de contexto através do reforço da disponibilidade e fomento da utilização de serviços em rede da administração pública e melhorar a eficiência da administração
Entidade Beneficiária: Câmara Municipal da Madalena
Custo Total Elegível: 296.193,47€
Apoio Financeiro da União Europeia: 251.764,45€
Descrição:

A operação visa potenciar a promoção de uma Administração Inteligente, por via de um novo modelo de atendimento multicanal (atendimento presencial, onine, telefónico e eletrónico) que permita maior proximidade dos serviços e comunidade.

Torna-se, igualmente, necessário acompanhar estas mudanças de funcionamento com acções de reengenharia e desmaterialização, com o intento de se eliminar dos procedimentos as atividades redundantes ou sem valor acrescentado, mantendo-se o cumprimento estrito das estatuições legislativas e os desideratos das melhores práticas nacionais e internacionais e da estratéga definida pelo executivo municipal.

Com vista a dar cumprimento e suporte às componentes de atendimento multicanal e reengenharia, importa capacitar a instituição sobre dois importantes prismas: capacitação tecnológica (hardware e software) e capacitação física (ajustamento dos serviços às necessidades).

Foram definidos como objectivos estratégicos da presente operação:

- Qualificação e simplificação do atendimento;

- Fomento do uso da tecnologias (novas plataformas, novos meios de autenticação e de pagamento);

- Satisfação dos munícipes/empresas e dos "clientes internos";

- Transparência na ação da autarquia;

- Aumentar a eficácia e a eficiência dos serviços prestados;

- Apostar nas pessoas e racionalizar os recursos;

- Otimizar processos e reduzir desperdícios;

- Desmaterializar e agilizar os procedimentos;

- Autonomização dos serviços nas matérias versadas pelo projecto.

Resultados:

Os resultados esperados assentam no fomento de uma administração inteligente suportada na aplicação de novos conceitos, nomeadamente, nas novas práticas de atendimento (presencial e online), na reengenharia, desmaterialização e simplificação de processos.

O Municipio prevê atingir resultados de diversa ordem com este projeto, a saber:

- Implemenentação do modelo de interação multicanal;

- Normalização/revisão de 100 formulários eletrónicos para as áreas de intervenção: Taxas e Licenças e Urbanismo;

- Instalação e implementação da plataforma de atendimento presencial;

- Implementação de Plataformas e aplicação móvel (APP) de Serviços Online;

- Criação de uma aplicação móvel (APP) de serviços online;

- Reformulação do Portal Municipal;

- Implementação de um modelo de gestão documental;

- Redesenho de 12 novos processos (Taxas e Licenças, Águas, Urbanismo, Financeiros e Órgãos Autárquicos);

- Capacitação tecnológica para a execução das novas metodologias de atendimento/reengenharia e para o uso de novas aplicações informáticas.