.: Reabilitação, Ampliação e Modernização da Rede de Abastecimento de Águas da Madalena
Código do Projeto: ACORES-06-2012-FEDER-000009
Objetivo Principal: 6.2.1 - Otimizar e gerir de modo eficiente os recursos hídricos
Entidade Beneficiária: Câmara Municipal da Madalena
Custo Total Elegível: 832.476,32€
Apoio Financeiro da União Europeia: 707.604,87€
Descrição:

A operação consiste num conjunto de intervenções a realizar na rede de abastecimento pública de águas, no sentido de otimizar os recursos hídricos do concelho da Madalena e infraestruturas associadas à sua exploração.

Neste sentido justificam-se as seguintes intervenções como forma de combater desperdícios de água: Substituição de troços problemáticos em que ocorrem perdas significativas, por insuficiente capacidade da tubagem {troço 02, troço 26); Impermeabilização de reservatórios e câmaras de perda de carga; Implementação de sistema de monitorização das reservas de água nos depósitos; Implementação de válvulas mais fiáveis em câmaras de perda de carga; Substituição das eletrobombas por outras mais fiáveis; Implementação de sistema de controlo remoto das eletrobombas submersíveis; Instalação de vedações robustas, sistemas de alarme e de videovigilância nos recintos dos reservatórios.

A operação permitirá colmatar as falhas existentes no sistema, pelas seguintes vias. Beneficiação de infraestruturas de furos e reservatórios; Implementação de sistemas remotos de controlo das eletrobombas, de aferição da captação e reservas de água; Implementação de sistemas remotos de aferição do tratamento da água para consumo. em furos de captação; Beneficiação e consolidação da rede urbana de abastecimento de água.

Os grandes objetivos a alcançar são a otimização da relação entre a água captada/água consumida e melhorar a qualidade da água da massa Madalena-São Roque.

Resultados:

Com a implementação desta operação a Câmara Municipal da Madalena pretende oferecer um serviço de abastecimento de água mais fiável, de melhor qualidade aos seus consumidores e promover uma gestão sustentável deste recurso.

Com esta operação prevê-se reduzir as perdas para valores de 20% do total captado, ou seja, considerando que as perdas totais atuais ascendem a 63% de toda a água captada, a redução estimada consubstancia uma redução das perdas totais na ordem dos 68,25%.