Laço Humano Mobiliza Madalena para Prevenção de Maus-Tratos

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Madalena promoveu uma caminhada, que reuniu dezenas de pessoas, em prol do combate a este crescente flagelo, que a cada cinco minutos mata uma criança no mundo.

Dezenas de pessoas participaram segunda-feira na caminhada contra os maus-tratos na infância, promovida pela CPCJ, que percorreu toda a Vila da Madalena e terminou no Largo Cardeal Costa Nunes, com a formação de um laço humano gigante, um gesto simbólico, alertando para a necessidade urgente de combater este flagelo, que anualmente vitima dezenas de crianças em Portugal.

Num abraço institucional, a iniciativa foi realizada em todos os concelhos do Pico, unindo as comissões da Ilha em torno desta causa, na campanha nacional Laço Azul, tendo o encerramento ocorrido no Campo de São João, assinalando-se desta forma o fim do mês de prevenção contra os maus-tratos na infância.

A Campanha Laço Azul (Blue Ribbon) nasceu em 1989, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus-tratos aos seus netos – um deles mortalmente espancado – levou Bonnie a alertar a comunidade para este flagelo da sociedade atual, utilizando o laço de cor azul como metáfora aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.

Criada em 2004, a CPCJ da Madalena tem como objetivos primordiais promover os direitos das crianças e dos jovens e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança e desenvolvimento integral, tendo-se associado a esta campanha como forma de dar visibilidade a este problema crescente no seio da nossa comunidade.

 

Laço Humano