Trilhos e Rotas Culturais da Madalena

A partir de 28 de Abril a Câmara Municipal da Madalena inicia um vasto projeto de classificação de trilhos e rotas culturais

O Município da Madalena e a empresa municipal Madalena Progresso iniciam um vasto projecto intitulado Trilhos e Rotas Culturais que pretende classificar trilhos e que será realizada a partir de 28 de abril, com o seguinte Programa: Pocinho – Porto do Calhau – Fogos, sábado 28 de abril a partir das 9 horas. Barca – Quinta das Rosas – Formosinha, sábado 5 de maio, a partir das 9 horas. Gruta das Torres – Solar dos Salemas, sábado 12 de maio, a partir das 9 horas.

Trilhos e Rotas Culturais é essencialmente uma iniciativa de turismo e natureza, com fortes componentes de história local, património e arquitetura, associada à atividade física, em especial aos desportos radicais. Além da promoção do Concelho da Madalena, esta iniciativa pretende também sensibilizar os agentes locais para esta necessidade, promover a ligação inter-geracional (novas tecnologias, natureza, cultura) e sensibilizar a população para o conhecimento e preservação das suas raízes. De destacar ainda que esta iniciativa é um importante elo de ligação a plataformas internacionais.

Nesta iniciativa integra-se a atividade de Geocaching, uma atividade que é uma versão hi-tech da velhinha caça ao tesouro: é usada uma localização GPSr para encontrar “tesouros” escondidos por outros geocachers, que podem estar em qualquer local do mundo. A descrição de cada cache e as suas coordenadas estão publicadas numa página net, acessíveis a toda a gente (em www.geocaching.com).

Há sempre uma pequena recompensa, mas a melhor delas todas será seguramente a busca em si mesma e a possibilidade de conhecer um local onde nunca se esteve antes.