Sete Sóis Sete Luas

O Concelho da Madalena volta a ser este ano palco de um dos mais importantes festivais mundiais de música world – o Sete Sóis Sete Luas, com a cantora israelita Mor Karbasi (sábado 30 de junho) e o basco Iñaki Plaza com o seu 20 Hatz Proiekt (Um Projecto a 20 Dedos), sábado 14 de julho.

Mor Karbasi é a jovem voz revelação da música hebraica. Apresenta canções em ladino, espanhol e hebreu. Mor Karbasi, cujas influências musicais se repartem entre as tradições de Marrocos e da antiga Pérsia (Irão), apresenta-nos uma magnífica viagem por músicas que vão da Espanha árabe da Idade Média até ao Norte de África, à Europa mediterrânica e a Israel, com obras da poesia litúrgica hebraica e bailados sefarditas aprendidas pela mãe de origem marroquina. Mor Karbasi já atuou em festivais importantes, como o Womad, em Charlton Park, em 2007, tendo sido objecto de entusiásticas reportagens da BBC.

Depois de atuar durante seis anos com o grupo do Kepa Junkera, Iñaki Plaza (trikitixa, txalapartas, tubiogh e percussões) apresenta agora um projeto muito pessoal e intuitivo: uma proposta multidisciplinar batizada como 20 Hatz Proiekt (projecto 20 dedos). Uma das suas apostas é a pesquisa de novos sons entre o acordeão diatónico e a txalaparta, a típica percussão do País Basco.

Ambos os espetáculos são realizados no largo Cardeal Costa Nunes, às 21.30 horas, com entrada livre.

O Festival Sete Sóis Sete Luas, que teve como um dos primeiros patronos o Nobel José Saramago, cumpre a sua vigésima edição e foi este ano apresentado em conferência de imprensa em Lisboa, no 12 de junho, no histórico café Martinho da Arcada, na presença do Presidente da República de Cabo Verde (novo Presidente Honorário do Festival) e de Pilar del Río, viúva de Saramago.