Câmara da Madalena lança projeto cultural em Cabo Verde

Arte de Criá” é fruto do Protocolo da Geminação assinado entre o Município da Madalena do Pico e Porto Novo, na Ilha cabo-verdiana de Santo Antão.

Desenvolver práticas de fomento cultural comunitário é o objetivo capital do mais recente projeto além-fronteiras da Câmara Municipal da Madalena. “Arte de Criá” (em português Arte de Bem Crescer) nasceu dentro de um contexto de formação a técnicos camarários de educação, realizado em Cabo Verde, de forma voluntária, pela formadora Susana Moura, durante o mês de Setembro.

Numa profícua permuta de culturas, e em parceria com mais de uma dezena de entidades, nomeadamente o Instituto cabo-verdiano de Crianças e Adolescentes, os Centros de Convívio Locais e Fundação da Criança e da Solidariedade, foram testadas, em contexto de formação, uma vasta panóplia de atividades, abrangendo os mais diversos grupos etários, e que agora serão postas em prática pelos técnicos formados durante seis meses, por forma a desenvolver as competências artísticas dos participantes.

Num mundo global é efetivamente capital que os Municípios surjam como atores transnacionais e a sua interação dentro da cooperação intermunicipal transfronteiriça se assuma como resposta a um mundo cada vez mais globalizado e competitivo.