Do magma queimado ao turismo sustentado

A imperatividade de combater a sazonalidade e apostar na educação foram algumas das propostas em debate.

O Parque Natural da Ilha do Pico e as suas potencialidades para otimizar a economia local deram mote a um profícuo debate, no passado sábado. O Salão Nobre da Câmara Municipal da Madalena foi o palco da tertúlia que teve como orador o Diretor do Parque Natural da Ilha do Pico, Paulino Costa.  

Dezenas de propostas foram levadas ao debate público, por forma a ser arquitetada uma estratégia que permita maximizar a economia local, alicerçando-a neste vastíssimo património, que é já uma imagem de marca em todo o arquipélago.            

A criação de um banco de parceiros, que promoveriam e seriam promovidos através do parque e a conceção de pacotes turísticos que combatessem a sazonalidade do turismo local, com conceitos atrativos para o turista durante o Inverno foram algumas das propostas colocadas em cima da mesa.            

Da educação ao turismo sustentável     

A imperatividade de educar e dar a conhecer o Parque Natural da Ilha do Pico foram também elementos cruciais no debate público, tendo educar sido considerado uma das grandes prioridades, pois só conhecendo é possível preservar e inovar.

Dinamizar a economia local e alertar, consciencializando para a importância de proteger todo o meio ambiente, o nosso riquíssimo património natural, é crucial para uma sociedade que se quer desenvolvida, sendo indubitavelmente uma preocupação do Município da Madalena.

Ler mais sobre a Tertúlia “Parque Natural da Ilha do Pico – Que possibilidades?”