Apresentação de Livros de Dionísio Sousa e Coelho de Sousa Atrai Dezenas à Madalena

Dionísio Sousa, antigo presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, apresentou sexta-feira, dois livros da sua autoria e dois do seu tio, o Padre Coelho de Sousa. O evento atraiu dezenas de pessoas à Câmara Municipal da Madalena, o palco desta iniciativa.

“Achegas Sobre a Autonomia dos Açores” e “Livro de Bagatelas” são as obras publicadas em 2014 pelo conhecido professor, escritor e político açoriano, que dá assim mais um contributo para a excelência da literatura açoriana.

Da autoria do seu tio, o Padre Manuel Coelho de Sousa, foram apresentadas as obras “Testamento Poético”, uma antologia que reúne parte da sua vasta obra poética, e “Êxtases Picoenses”, contendo notas do dia escritas pelo autor para o jornal “A União”, durante as suas férias na ilha do Pico, expressando as suas impressões de forma vívida e empolgada perante o cenário grandioso da montanha e do mar, as gentes da ilha do Pico e suas peculiaridades.

A sessão solene de apresentação das obras contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares, e Hernâni Jorge, em representação do Governo Regional dos Açores, tendo como oradores Manuel Serpa e Manuel Tomás.

É com enorme orgulho que me junto a vós na apresentação destas obras, que espelham o que de melhor se tem feito, nos últimos anos, na literatura açoriana. Orgulho por poder contar com uma das mais ilustres figuras das letras, da cultura e da política regional, Dr. Dionísio Sousa, cujo contributo na vida cívica e também na literatura, não posso deixar de assinalar, e que hoje nos honra com a sua presença na apresentação destas obras”, salientou José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, mencionando algumas das muitas iniciativas que a autarquia tem desenvolvido em prol da promoção do livro e da leitura, como o apoio ao lançamento de novas obras, a realização de feiras do livro e o combate ao analfabetismo, através do curso de alfabetização para adultos.

Hernâni Jorge também realçou a sua grande admiração por Dionísio Sousa considerando-o como um cidadão exemplar, uma referência para todos, acrescentando
que o escritor mesmo depois de deixar a política continua a ser um cidadão ativo, escrevendo e participando na vida comunitária como poucos.

O fomento da cultura, a aposta na dinamização do livro e de políticas de promoção da leitura, bem como de divulgação de autores locais e açorianos, assumem-se como pedras basilares das políticas culturais do Município da Madalena.

Apresentação de Livros de Dionisio de Sousa