CPCJ Promove Largada de Balões Pelos Direitos das Crianças

Paz e amor para todas as crianças do mundo foram os desejos formulados pelos mais pequenos, neste gesto simbólico pela promoção dos direitos dos mais novos, dinamizado pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena, que ao longo deste mês irá realizar diversas no âmbito da Campanha Laço Azul.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena realizou, esta segunda-feira, uma largada de balões, em frente à Câmara Municipal, com o intuito de promover os direitos dos mais jovens.

A iniciativa realizada no âmbito da campanha nacional Laço Azul, que assinala abril como o “Mês  da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, contou com a participação dos alunos do pré-escolar da Madalena, que distribuíram dezenas de fitas pelas ruas e em algumas instituições da Vila da Madalena, como forma de alertar a comunidade local para a problemática dos maus-tratos infligidos às crianças e jovens.

A Campanha Laço Azul (Blue Ribbon) nasceu nos Estados Unidos, no final da década de 80, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus-tratos aos seus netos – um deles mortalmente espancado - levou Bonnie a alertar a comunidade para este flagelo da sociedade atual, utilizando o laço de cor azul como metáfora dos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.

Dar visibilidade a este problema crescente no seio da nossa comunidade é o objetivo desta iniciativa da CPCJ da Madalena, que irá dinamizar ao longo do mês uma vasta panóplia de atividades, nomeadamente em coordenação com as restantes comissões da Ilha e da Região, promovendo os direitos das crianças, a causa maior desta instituição, criada em 2004 com este propósito e ainda com a finalidade de prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a segurança e desenvolvimento integral dos mais jovens.