Madalena Finalista nos Prémios Município do Ano

Projeto apresentado pela autarquia, com o intuito de proporcionar aos mais jovens momentos únicos de diversão e aprendizagem, destacou-se entre os 93 a concurso.

A Câmara Municipal da Madalena foi finalista dos Prémios Município do Ano 2016, organizados pela Plataforma UM-Cidades, da Universidade do Minho, cuja gala decorreu sexta-feira em Sagres, visando reconhecer as boas práticas dos Municípios portugueses e premiar iniciativas autárquicas de excelência, no âmbito nacional.

O projeto MadalenAventura, apresentado pela autarquia da Madalena, destacou-se no total de 93 candidaturas submetidas, tendo ficado entre os 36 finalistas, confirmando a magna qualidade dos esforços que têm vindo a ser envidados pela edilidade.

O MadalenAventura, criado em 2012, visa proporcionar às dezenas de crianças participantes uma semana de plena aventura, com múltiplas atividades lúdico-pedagógicas, em regime de acampamento, favorecendo o contacto com a natureza e contribuindo de forma inequívoca para o desenvolvimento das relações interpessoais e espírito de equipa, valores fundamentais ao desenvolvimento humano dos jovens.

Com este projeto, que visa ainda colmatar as necessidades existentes na região, no que respeita a programas de acompanhamento de jovens durante as pausas letivas, a autarquia da Madalena destacou-se dos vários Municípios participantes no concurso, que atribuiu à cidade do Fundão o prémio final, pelo projeto “Academias do Código”.

Já em 2014, a Madalena foi finalista nos Prémios Município do ano, com o projeto MadalenAbraça, criado em 2011 pela Câmara Municipal, e que disponibiliza uma vastíssima panóplia de serviços à população idosa, nomeadamente no que concerne ao acompanhamento a consultas, à aquisição de medicação e supervisão da mesma; à execução de pequenos arranjos nas habitações, entre muitos outros serviços, estando disponível 24 horas através de contacto móvel.

O fomento de políticas sociais promotoras do bem-estar pleno da população, em particular das crianças e dos jovens, é crucial para a autarquia da Madalena, que tem vindo a apostar fortemente na sua educação formal e informal, em prol do desenvolvimento do concelho e da afirmação dos jovens na nossa comunidade.