Pelo Mundo dos Contos, Celebrando a Amizade

Mais de 130 crianças de todas as freguesias da Madalena participaram na Hora do Conto, promovida pela Biblioteca Municipal e que percorreu todas as pré-escolas do Concelho, visando suscitar nos mais jovens o gosto pelos livros e contribuir para uma educação mais ampla.

A história “A Girafa que Comia Estrela”, narrada com o humor, a simplicidade e a mestria de José Eduardo Agualusa e Henrique Cayatte, deu mote à atividade que fez as delícias da pequenada, incutindo nos mais jovens valores cruciais, como a amizade.

A par desta atividade, foram ainda realizadas visitas à Biblioteca por alunos, grupos de idosos e outros, dando a conhecer todos os recantos deste novo equipamento cultural, demonstrando que as bibliotecas são muito mais que meras guardiãs do conhecimento, entidades responsáveis pela sistematização metódica do saber, verdadeiros edifícios da sabedoria, da promoção do livro, da leitura e da memória cultural.

Ao longo da visita, a pequenada e os idosos deliciaram-se ainda com uma Hora do Conto, uma das muitas ações regulares da Biblioteca Municipal, uma ferramenta pedagógica crucial, que ao promover a leitura e os livros, contribui de forma inequívoca para uma educação mais edificante e verdadeiramente universal no Concelho.