“Cordas”, A Alma de Um Povo Na Toada Dolente de Uma Viola

Trazendo milhares de pessoas à Vila da Madalena, o “Cordas”, um festival de música tradicional, promovido pela Câmara Municipal da Madalena e pela MiratecArts, fez do mais jovem Concelho da Ilha do Pico uma verdadeira meca artística ao longo da passada semana, tendo a viola da terra como anfitriã deste evento, que reuniu artistas locais e nacionais, assumindo-se no seu âmago como um hino ao nosso povo.

A Vila da Madalena foi, de 11 a 18 de setembro, palco do único festival açoriano dedicado aos instrumentos de cordas, promovido pela Câmara Municipal da Madalena e pela MiratecArts, com o intuito de dinamizar a cultura artística do Concelho, dando particular destaque à Viola da Terra.

Ao longo de toda a semana, passaram pelo Salão Nobre da Câmara Municipal da Madalena e pelo palco do centro da Vila alguns dos mais conhecidos artistas nacionais, como Marta Pereira da Costa, a primeira e única guitarrista profissional de Fado a nível mundial.

Levando a música e as artes picoenses além-fronteiras ao integrar-se no conceituado World Music Festivals, o evento contou ainda com workshops, exposições, atividades didáticas paralelas sobre os instrumentos de cordas, que conferiram um novo dinamismo à Vila, numa verdadeira cornucópia das artes, reforçando as nossas tradições.

Numa simbiose entre arte e educação, o “Cordas” é mais uma aposta da Câmara Municipal da Madalena, em prol do fomento da cultura artística, numa profícua parceria com a MiratecArts, contribuindo de forma indelével para a promoção da arte e da cultura Município.