São Mateus Celebra Tradição Com Mais de 300 anos

Festa São Mateus

Tradição secular será comemorada com a distribuição de mais de três mil rosquilhas, naquela que é a última festa de verão do Concelho da Madalena.

A freguesia de São Mateus celebra hoje, 21 de setembro, o seu padroeiro, o apóstolo São Mateus, naquela que é, por excelência, uma das mais antigas tradições açorianas.

Pelas 16h00, a freguesia de São Mateus irá encher-se de fiéis para a celebração da Eucaristia e solene procissão, terminando a celebração com o arraial com as Filarmónicas Lira Madalense e Lira de São Mateus, e a distribuição de rosquilhas, no cumprimento do secular voto de 1718.

A Festa de São Mateus é uma das mais antigas tradições açorianas, coincidindo com um secular voto do povo daquela freguesia, que remonta a 1718, aquando de uma erupção vulcânica que obrigou à fuga dos habitantes de São Mateus. Os fiéis, transportando consigo a coroa do Espírito Santo e a imagem de São Mateus, prometeram que se pudessem regressar a casa, no dia do Padroeiro, “enquanto o mundo fosse mundo, haveriam de coroar com a coroa do Espírito Santo e distribuir rosquilhas”, voto que ainda hoje se faz cumprir.