Cine’Eco: O Melhor do Cinema Ambiental em Destaque no Auditório da Madalena

O Auditório da Madalena vai receber esta sexta-feira, pelas 21h00, a quarta sessão do Cine’Eco, o único festival de cinema, em Portugal, dedicado à temática ambiental, com lugar de destaque no panorama internacional.

A sessão irá abordar diversas temáticas relacionadas com o meio ambiente em três documentários: “Lucens” (Lucens), de Barelli Marcel, “SOS na ilha de Santa Maria” (SOS in Santa Maria island), de Jorge Almeida e “Um sonho Soberano”, de Gonçalo Guerra.

“Lucens” (Lucens), de Barelli Marcel, conta-nos a história da primeira e da última central nuclear construída na Suíça.

No filme “SOS na Ilha de Santa Maria” (SOS in Santa Maria Island), de Jorge Almeida, galardoado com o Prémio Série e Reportagem de Televisão – Cine’Eco 2016, o cineasta alerta-nos para a problemática das reservas marinhas na ilha de Santa Maria, nos Açores, que estão em risco de extinção.

“Um Sonho Soberano”, de Gonçalo Guerra, é um documentário sobre D. Renato, o Príncipe do Ilhéu da Pontinha. Em agosto de 1903, o Rei de Portugal, D. Carlos I, procede mediante Carta Régia à venda em hasta pública do Forte de São José, localizado num pequeno ilhéu junto à cidade do Funchal. Em outubro de 2000, o antigo forte é adquirido pelo professor Renato Barros, sem o mesmo saber que a Carta Régia documentava não só a venda da propriedade como também do domínio do ilhéu. Da noite para o dia, o professor torna-se Príncipe: “Antes príncipe louco do que madeirense enganado... e a mim eles ainda não enganaram”, diz Renato Barros.