Cine’Eco: O Melhor do Cinema Ambiental em Destaque no Auditório da Madalena

O Auditório da Madalena vai receber esta sexta-feira, pelas 21h00, a quinta sessão do Cine’Eco, o único festival de cinema, em Portugal, dedicado à temática ambiental, com lugar de destaque no panorama internacional.

A sessão irá abordar diversas temáticas relacionadas com o meio ambiente em três documentários: “Crimeia. O sonho do Imperador” (Crimea, the Emperor’s dream), de Daniel Dloouhy, “Os elefantes não podem saltar” (Los elefantes no puedem saltar), de Rodrigo Saez Molina e “Aquamazonida”, de João Leite.

“Crimeia. O sonho do Imperador” (Crimea, the Emperor’s dream), de Daniel Dloouhy, é um filme político sobre o futuro da Crimeia e da Europa. Nele, os heróis brincam às guerras numa zona de guerra real e onde as fronteiras entre ficção e a realidade se confundem.

O documentário “Os elefantes não podem saltar” (Los elefantes no pueden saltar), de Rodrigo Saez Molina, leva-nos numa viagem pela cultura asiática, onde os elefantes são um símbolo mitológico da grandeza. Mas, na realidade estes animais estão a morrer por causa de seres humanos. Um elefante manso é forçado a trabalhar muito duro e os elefantes selvagens têm que lutar constantemente para sobreviverem.

Em “Aquamazonida”, de João Leite, galardoado com o Prémio Lusofonia / Camacho Costa – Cine’Eco 2016, o cineasta deixa o rio Amazonas falar de si próprio. Entre lendas populares e encontros com seus habitantes, o rio fala-nos da sua jornada desde sua foz até Manaus, no coração da Amazónia.