CPCJ Alerta Para Maus-Tratos na Infância

Pins, canetas, marcadores de livros, pulseiras, fitas, laços e tabuletas foram distribuídos pela instituição e pelas crianças do Centro de Apoio à Criança da Santa Casa de Misericórdia da Madalena, alertando contra o flagelo da violência infligida aos mais jovens.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena associou-se à campanha nacional que assinala abril como o “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, através da Campanha Laço Azul.

Dezenas de pins, canetas, marcadores, pulseiras e fitas foram distribuídas pelas ruas e em algumas instituições da Vila da Madalena, como forma de alertar a comunidade local para a problemática dos maus-tratos infligidos às crianças e jovens.

Com o mesmo intuito, mas recorrendo às novas tecnologias, a Comissão está a realizar em simultâneo uma campanha no universo digital, procedendo à publicação diária de uma mensagem em vídeo no Facebook da instituição, num calendário de afetos, em que a pequenada sugere atividades diárias, como dar um passeio, cozinhar ou, simplesmente, pedir um abraço.

A par destas iniciativas, a CPCJ irá ainda realizar a operação azul, a operação de stop mais divertida que poderá encontrar na estrada, numa ação conjunta com a PSP da Madalena e GNR, bem como a tradicional caminhada da Comissão a 25 de abril e uma grande surpresa nos últimos dias do mês.

A Campanha Laço Azul (Blue Ribbon) nasceu em nos Estados Unidos, no final da década de 80, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus-tratos aos seus netos – um deles mortalmente espancado - levou Bonnie a alertar a comunidade para este flagelo da sociedade atual, utilizando o laço de cor azul como metáfora dos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.

Dar visibilidade a este problema crescente no seio da nossa comunidade é o objetivo desta iniciativa da CPCJ da Madalena, que irá dinamizar ao longo do mês uma vasta panóplia de atividades, promovendo os direitos das crianças, a causa maior desta instituição, criada em 2004 com este propósito e ainda com a finalidade de prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a segurança e desenvolvimento integral dos mais jovens.