Câmara constrói nova biblioteca e novo auditório

Sexta-Feira, dia 3 de fevereiro, pelas 17:00 horas, na Rua Dr. Urbano Prudêncio da Silva, tem lugar um importante ato para o desenvolvimento e progresso do Concelho: a Consignação das empreitadas de construção do Auditório Municipal e da Biblioteca Municipal da Madalena.

Este Executivo Camarário, cumpre, assim, mais um importante compromisso do seu mandato, assumido em período eleitoral, e agora concretizado, como tantos outros. É de realçar ainda, neste contexto, que estas obras de grande dimensão apenas são possíveis graças a uma gestão de rigor e de equilíbrio financeiro por parte da Autarquia, agora dirigida por José António Marcos Soares.

Com estas construções de raiz, o Concelho da Madalena dá um passo importante para o desenvolvimento sócio-cultural e económico do Concelho. Com efeito, a nova Biblioteca irá oferecer no futuro próximo a todos os munícipes e a todos os habitantes da Ilha, um serviço de grande qualidade, com o aproveitamento pleno do espólio existente, com novas aquisições, e uma política de estímulo à leitura, através de um grande e diversificado conjunto de iniciativas de animação e pedagogia. Por outro lado, o Auditório, que merece bem mais o nome de Teatro de Ilha, pois, pela sua dimensão e qualidade técnica, além da lotação de 400 lugares, cumprirá seguramente esse inquestionável lugar. A sua conceção prevê todas as condições para a receção de todo o tipo de espetáculos de palco, bem como de cinema, congressos e outras iniciativas. Com espaços interiores e exteriores com possibilidades de uso público, e de usufruto da envolvente, o futuro Auditório Municipal da Madalena terá como vizinha a nova Biblioteca Municipal, ambos no terreno junto ao cruzamento entre as Ruas Urbano Prudêncio da Silva e a Ligação à Longitudinal, próximo do edifício da Segurança Social. Os dois equipamentos sócio-culturais terão áreas construídas com cerca de 4 mil metros quadrados.

A Biblioteca Municipal tem um valor de construção de 1.295.518,95 euros (acrescidos de IVA), e é da responsabilidade da Empresa Municipal MADALENA PROGRESSO, E.E.M. Esta obra é co-financiada pelo Proconvergência em 85%. O prazo de execução da obra é de 15 meses.

O Auditório Municipal tem um valor de construção de 2.771.567,31euros (acrescidos de IVA), e é da responsabilidade da MADALENAGIR, S.A. O prazo de execução da obra é de 18 meses.