Jardim de Infância de São Caetano/ São Mateus Imortaliza Tradições em Livro

Dando a conhecer as iniciativas promovidas pelo Grupo Etnográfico da escola, a obra, apoiada pela Junta de São Caetano, retrata em mais de 30 fotografias as atividades dinamizadas pelos alunos.

Mais de uma centena de pessoas assistiu, esta segunda-feira, ao lançamento do livro “Passado – Lição de Futuro”, na Casa do Povo de São Caetano.

Dando a conhecer o Grupo Etnográfico da Jardim de Infância de São Caetano/ São Mateus, documentando as suas atividades, o livro, com prefácio do Comendador Manuel Serpa, visa perpetuar no tempo as tradições locais, recriadas pela pequenada e retratadas nas mais de 30 fotografias, que compõem a obra.

“Esta obra etnográfica ilustra o trabalho desenvolvido pelo Jardim de Infância de São Caetano/ São Mateus, (…) pois nenhum povo tem futuro, sem conhecer o seu passado”, referiu o Manuel Serpa, na apresentação do livro.

Por sua vez Rosalina Coreia, educadora de infância do Jardim de Infância, mencionou que o grupo etnográfico da escola é “um projeto, que muito me orgulha, tendo como magno objetivo recriar as tradições locais, transmitindo este riquíssimo legado cultural aos mais jovens, valorizando os nossos costumes, a alma das nossas gentes, num hino a este Povo.”

Já Ana Costa, Presidente da Junta de São Caetano, enalteceu a obra, “uma história do passado, contada por aqueles que serão o futuro”, referindo esperar que “daqui a 15 anos, estas crianças, ao relerem este livro encontrem motivos para cá ficar”.

José António Soares, Presidente da Câmara da Madalena, agradeceu a todos os que colaboraram com a iniciativa, que irá “marcar a história das nossas gentes”.

Também presente no lançamento da obra, Isabel Aroeira, Presidente do Conselho Executivo da Escola Cardeal Costa Nunes, mencionou que é fulcral haver projetos destes, fazendo votos para que mais escolas repliquem a iniciativa.

A par do lançamento do livro, o serão contou ainda com a atuação de André Azevedo e um beberete, oferecido pela escola e pelo Município da Madalena, Cidade do Vinho.

O Grupo Etnográfico do Jardim de Infância de São Caetano/ São Mateus é composto por cerca de 30 alunos desta instituição, tendo já atuado em diversas festividades, reinventando as nossas mais intrínsecas tradições.