Dia dos Açores Assinalado na Madalena

A Madalena foi palco das comemorações oficiais do Dia dos Açores, que se realizam na Segunda-Feira do Espírito Santo. Os festejos tiveram lugar, no Auditório da Madalena, reunindo centenas de pessoas.

Antes da cerimónia, o líder da autarquia madalense, José António Soares, recebeu, nos Paços do Concelho, o Presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, a Presidente da Assembleia Regional, Ana Luís, e o Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, Pedro Catarino, tendo a comitiva seguido para o Auditório, após a receção no Município e a assinatura o Livro de Honra da autarquia.

A cerimónia ficou marcada pela entrega das Insígnias Honoríficas Açorianas, distinguindo, em vida ou a título póstumo, os cidadãos ou coletividades que se notabilizaram “por méritos pessoais ou institucionais, atos (…) ou serviços prestados ao povo açoriano”, tendo este ano sido agraciadas 38 personalidades e instituições.

Picoenses Distinguidos no Dia da Região

Duas personalidades e três instituições da Ilha do Pico receberam as insígnias açorianas.

O Jornal “O Dever”, a Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico e a Filarmónica Liberdade Lajense foram distinguidos com a Medalha de Mérito Cívico.

Por sua vez, José Martins Garcia, foi agraciado, a título póstumo, com a Medalha de Reconhecimento e Manuel Humberto Neves com a Medalha de Mérito Profissional.

A par da atribuição das Insígnias Honoríficas Açorianas, as comemorações foram ainda marcadas pela atuação de diversos grupos picoenses, como o Ronda das Nove, o Coro Madalena e Manuel Costa Júnior, terminando com um almoço, na Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, aclamada Património da Humanidade, e a atuação dos grupos folclóricos da Casa do Povo de São Caetano, das Bandeiras e do Grupo Folclórico e Etnográfico Ilha Morena, que evidenciaram a riquíssima cultura picoense.