“Dá Vida” - O Lugar dos Afetos

Lançar âncoras de proximidade ao idoso, procurando compreender as suas reais necessidades: é este o grande objetivo do projeto “Dá vida”, um programa pioneiro em toda região, que ao longo dos últimos dois anos, tem recolocado a esperança no coração dos idosos do Concelho.

O Município da Madalena quer conhecer, ao pormenor, a sua população sénior, tendo convidado o psicoterapeuta António Ventura para realizar uma intervenção psicossocial de médio/longo prazo com este grupo, particularmente vulnerável da nossa sociedade.

Em visitas de 45 minutos, o psicólogo clínico ouve os idosos, tentando perceber as suas mais prementes necessidades económicas, sociais e psicológicas, com o intuito de proceder, posteriormente, ao diagnóstico social da Terceira Idade no concelho, de forma a colmatar as falhas existentes.

No decurso das visitas, fala-se de solidão, isolamento e rejeição, mas também de alegria, afeto e recuperação da auto-estima, optando-se pelo acompanhamento clínico dos idosos, sempre que são evidenciados sintomas de depressividade.

De São Caetano às Bandeiras, o “Dá vida” irá percorrer todo o concelho criando espaços de reflexão, coesão e ajuda mútua, recolocando a auto-estima e a esperança no dicionário dos mais velhos.