Municípios da Ilha do Pico de Mãos Dadas Pelo Meio Ambiente

Recolhendo no total 200 quilos de resíduos irregularmente depositados, as três edilidades uniram-se em prol da preservação do riquíssimo património ambiental da Ilha do Pico.

De mãos dadas pelo meio ambiente, os três municípios da ilha do Pico dinamizaram, ao longo do mês de abril, três ações de plogging, uma em cada concelho.

Aderindo à nova tendência desportiva, que também exercita o civismo, as edilidades, sob coordenação da Associação de Municípios da Ilha do Pico (AMIP), convidaram as escolas concelhias a juntar-se à iniciativa, tendo no total sido recolhidos cerca de 200 quilos de resíduos irregularmente depositados.

Na Madalena, mais de meia centena de alunos da Escola Cardeal Costa Nunes e da Escola Profissional do Pico passou a pente fino toda a área costeira entre a Areia Larga e a Criação Velha, eliminando os depósitos de resíduos ilegais e mitigando os seus efeitos nocivos.

Trabalhando os músculos, mas também a cidadania, os jovens recolheram vidro, beatas e plásticos - muito plástico - ao longo desta caminhada sustentável. No final, menos 80 quilos de resíduos poluíam a nossa orla costeira, numa atividade em que se perdeu calorias e se ganhou consciência ambiental.

Com o intuito de sensibilizar a comunidade para a importância da salvaguarda do meio ambiente e do respeito pela biodiversidade, ao longo do próximo mês de maio, serão dinamizadas diversas atividades de educação ambiental, unindo os três municípios da ilha em torno desta causa comum, a preservação do nosso rico património ambiental.