Escola Profissional do Pico Representa Portugal em Projeto Pedagógico Internacional

A Escola Profissional do Pico (EPP) participou, na passada semana, num encontro realizado no âmbito do projeto "E-Do Project - Innovative Educational Tools Enhancing Key Competences”, que teve lugar em Trikala, na Grécia.

A iniciativa transnacional, em que participam a Grécia, a Polónia e Portugal – representado pela EPP e pelo Município da Madalena, tem como objetivo capital a construção de 210 cenários pedagógicos devidamente validados e disponibilizados para posterior utilização à escala europeia, através de uma plataforma digital, a criar futuramente, com material didático que poderá ser utilizada por qualquer professor /formador das áreas a que o plano diga respeito.

O Encontro permitiu a partilha de ideias, através da apresentação de projetos inovadores e da exposição de todos os cenários pedagógicos até ao momento construídos, bem como da participação num workshop de familiarização dos suportes técnicos envolvidos.

Responsável pela elaboração de um terço dos planos, a EPP irá focar-se nas disciplinas de Inglês, Matemática e Ciências, recorrendo às mais variadas metodologias, tendo sempre como linha orientadora o “aprender-fazendo”, dando particular ênfase a temas como a ecologia, o desenvolvimento sustentável, a vida marinha, a agricultura e a meteorologia. O recurso à arte, música, cinema, literatura e jornalismo não será esquecido.

O próximo encontro do projeto decorre em setembro próximo, na Polónia, sendo a ilha do Pico anfitriã das comitivas polaca e grega, em junho de 2020.