Inaugurado Furo de Captação de Água do Cabeço Pequeno

Infraestrutura fundamental à lavoura do Concelho foi construída na sequência da assinatura de um protocolo entre o Município e o IROA.

Foi inaugurado, esta terça-feira, o furo de captação de água do Cabeço Pequeno, localizado na Estrada Longitudinal, tendo a gestão do equipamento sido entregue ao Município da Madalena, conforme o contrato de operação e manutenção do furo de captação de água do Cabeço Pequeno, assinado entre ambas as instituições, em maio 2004 e reforçado em março de 2012.

Desde a assinatura do documento supracitado, a autarquia comprometeu-se a assegurar o abastecimento de água à lavoura, de forma a suprir as necessidades dos agricultores madalenenses, enquanto a obra decorria.

A infraestrutura com uma profundidade de 200 metros irá beneficiar 110 explorações e uma área agrícola superior a 1.100 hectares, num apoio fundamental à agro-pecuária concelhia, favorecendo a competitividade e modernização deste sector importantíssimo na economia da Madalena.

Há muito ambicionada pela população, a obra irá ainda facilitar o transporte de água às explorações situadas em cotas mais elevadas, graças à abertura do novo posto de abastecimento à lavoura, localizado na Ladeira Grande.

Com ligação à rede pública, o furo irá disponibilizar diariamente 840 mil litros de água, colmatando as necessidades existentes no Concelho, onde o abastecimento à população e à agricultura é proveniente, na sua totalidade, da bombagem de água subterrânea.

Atualmente, estes reservatórios já se encontravam em sobre-exploração, razão pela qual este empreendimento assume grande importância para a autarquia da Madalena, ao garantir a sustentabilidade do sistema e permitir melhorar, de forma considerável, a agro-pecuária e a qualidade de vida de todos os madalenenses.