Município Avança Com a Construção da Casa do Bom Jesus

Obra adjudicada pela autarquia na passada semana, visa preservar o riquíssimo espólio do Santuário do Bom Jesus, requalificando e refuncionalizando, para tal, um imóvel devoluto, em São Mateus, onde ficará em exposição permanente este património único no mundo, num edifício moderno e ecológico, cuja cobertura será ajardinada.

Numa simbiose perfeita entre a valorização da cultura e o fomento turístico, o Município da Madalena vai avançar, ainda este ano, com a construção da Casa do Bom Jesus.

Edificando mais um polo de atração de turismo cultural no Concelho e na Ilha, o espaço irá permitir descentralizar a oferta, dando a conhecer aos visitantes o valiosíssimo espólio do Santuário do Senhor Bom Jesus Milagroso, cuja riqueza dos objetos (desde jóias a diversos artefactos em ouro e prata), como da própria história que encerram, possui um valor incalculável, como património móvel e imaterial.

Projetado numa lógica de profundo respeito ambiental, o espaço terá ainda um impacte ecológico positivo, na medida em que a sua cobertura é um jardim.

Executada por uma empresa de construção civil local, a obra representa um investimento de cerca de 342 mil euros, co-financiada em 80% pelo programa Prorural, estando o projeto de inventariação deste espólio a ser realizado em parceria com o Santuário do Senhor Bom Jesus, preservando-se assim um património com enorme significado para as nossas gentes, em prol da valorização das tradições e da nossa identidade.