Baleia de Bico Resgatada na Madalena

Ação, que envolveu diversas entidades públicas, permitiu o salvamento de uma cria de Baleia de Bico, tendo a progenitora acabado por morrer encalhada nas imediações da Piscina da Madalena.

Foi resgatada, esta terça-feira, uma cria de Baleia de Bico, que se encontrava na área costeira periférica à Piscina Municipal.

O animal foi salvo, numa ação concertada que envolveu diversas entidades, nomeadamente a Câmara Municipal da Madalena, os Bombeiros Voluntários, o Comando-local da Polícia Marítima, a Delegação Marítima, o Parque Natural da Ilha do Pico, diversos biólogos e empresas marítimo-turísticas, que num esforço conjunto conseguiram salvar o pequeno cetáceo.

A progenitora da cria foi encontrada já morta, nas imediações da Piscina, onde uma equipa de técnicos do Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores e da Direção Regional dos Assuntos do Mar, se reuniu para proceder à recolha de amostras biológicas do animal, que foi removido e será posteriormente necropsiado.

Enaltecendo o árduo trabalho de todas as entidades envolvidas no resgate da cria de Baleia de Bico, José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, saudou o empenho e rapidez de todos os intervenientes, que permitiu o salvamento deste cetáceo comum nos nossos mares, salvaguardando com este gesto a nossa fauna marítima e a incrível biodiversidade açoriana.