CPCJ Promove Caminhada Contra Os Maus-Tratos na Infância

Alertar para a necessidade premente de combater este crescente flagelo, que anualmente vitima dezenas de crianças no nosso país é o objetivo capital da iniciativa, realizada no âmbito da campanha Laço Azul.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena (CPCJM) vai realizar no dia 25 de abril uma caminhada contra os maus-tratos na infância, que terminará no Largo Cardeal Costa Nunes, onde os participantes realizarão um laço humano gigante, um gesto simbólico alertando para a necessidade urgente de combater este flagelo, que anualmente mata dezenas de crianças em Portugal.

A iniciativa, realizada no âmbito da campanha nacional Laço Azul, à qual a CPCJ se associou, irá percorrer toda a Vila da Madalena, desde o centro, passando pela Areia Larga, Valverde, Sete Cidades e Toledos, sendo distribuídas aos participantes uma T-shirt, uma barrita energética e água.

A Campanha Laço Azul (Blue Ribbon) nasceu em 1989, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus-tratos aos seus netos – um deles mortalmente espancado - levou Bonnie a alertar a comunidade para este flagelo da sociedade atual, utilizando o laço de cor azul como metáfora aos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões. 

Promover os direitos das crianças e dos jovens e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança e desenvolvimento integral são os objetivos capitais da CPCJ da Madalena, que se associa a esta campanha como forma de dar visibilidade a um problema crescente no seio da nossa comunidade.