CPCJ Alerta Contra Maus-Tratos na Infância

Manuais com dicas para os pais, fitas, marcadores e flores de papel foram distribuídos pela instituição e pelas crianças do Jardim de Infância da Madalena, alertando contra o flagelo da violência infligida aos mais jovens.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena associou-se à campanha nacional que assinala abril como o “ Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, através da Campanha Laço Azul.

Dezenas de manuais, fitas, marcadores e flores de papel foram distribuídas pelas ruas e em algumas instituições da Vila da Madalena, como forma de alertar a comunidade local para a problemática dos maus-tratos infligidos às crianças e jovens. 

A Campanha Laço Azul (Blue Ribbon) nasceu em nos Estados Unidos, no final da década de 80, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus-tratos aos seus netos – um deles mortalmente espancado - levou Bonnie a alertar a comunidade para este flagelo da sociedade atual, utilizando o laço de cor azul como metáfora dos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.

Dar visibilidade a este problema crescente no seio da nossa comunidade é o objetivo desta iniciativa da CPCJ da Madalena, que tem vindo a dinamizar ao longo do mês uma vasta panóplia de atividades, promovendo os direitos das crianças, a causa maior desta instituição, criada em 2004 com este propósito e ainda com a finalidade de prevenir ou pôr termo a situações susceptíveis de afetar a segurança e desenvolvimento integral dos mais jovens.