Município da Madalena Distinguido Como Parceiro Eco-Escolas

A Câmara Municipal da Madalena recebeu, esta quarta-feira, o galardão eco-escolas, que visa distinguir o trabalho de excelência realizado pelo Município em parceria com as demais instituições de ensino do Concelho.

Catarina Manito, vereadora da Câmara Municipal, recebeu das mãos do Diretor do parque Natural da Ilha do Pico, a bandeira verde e o certificado, na cerimónia de entrega dos galardões Eco-Escola 2015, que teve lugar no Auditório Municipal das Lajes do Pico, decorrendo em simultâneo em todo o arquipélago, com transmissão em direto da cerimónia regional para as restantes ilhas.

No evento, foi ainda apresentada a “Rota dos 20 nos Açores”. Visando comemorar os 20 anos do programa, a Rota Eco-Escolas  transforma-se em “Rota dos 20”, tendo como ambição levar o testemunho de cada uma das escolas participantes às suas congéneres, num profícua troca de conhecimentos entre estabelecimentos escolares, ao longo de um ano.

Sendo o mais antigo dos programas de educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável implementados nos Açores, o Eco-Escolas é uma iniciativa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, tendo atualmente uma taxa de implementação na região de 31%, mais do dobro da média nacional.

A aposta em políticas ambientais, que valorizem a sensibilização e a promoção de práticas corretas é crucial para a autarquia da Madalena, parceira do programa Eco-Escolas, envidando esforços em prol da mudança de hábitos, revolucionando mentalidades, por uma Madalena mais verde.