Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta Inaugurado

Uma “revolução apoteótica” para o sistema educativo na ilha do Pico, foi assim considerada a inauguração do Centro Local de Aprendizagem, que torna o ensino universitário uma realidade para todos picoenses.

Dezenas de pessoas assistiram, esta quinta-feira, à inauguração do Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Madalena, que irá funcionar no edifício anexo ao Estádio Municipal.

Com uma vastíssima oferta formativa, o centro será dotado de uma Sala de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, uma Sala de Exames, um Centro de Documentação/Biblioteca e uma Sala de Eventos e estará preparado para acolher estudantes da área de abrangência geográfica prevista no protocolo – as Ilhas do Pico, Faial e São Jorge.

A Ilha do Pico assiste hoje a uma apoteótica revolução no seu sistema educativo, tornando o ensino universitário na ilha uma realidade, algo verdadeiramente utópico, impensável, inconcebível há poucas décadas, até mesmo para os mais otimistas, referiu José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, acrescentando que “o dia de hoje ficará marcado na nossa história, como o momento em que a educação se tornou uma realidade verdadeiramente inclusiva, edificante e universal na nossa Ilha.

A magna importância da abertura do CLA da Madalena foi também assinalada por Paulo Dias, Reitor da Universidade Aberta: “A Universidade é um lugar para a criação de conhecimentos. Este é o sentido de missão da Universidade Aberta, é um sentido de missão que queremos transformar num movimento de mudança e de valorização da interação com a sociedade. É precisamente isso que estamos aqui a fazer hoje, ao criar este Centro Local de Aprendizagem”, referiu.

Com um crescente número de alunos e um ensino de excelência, a Universidade Aberta dispõe até ao momento de dois Centros Locais de Aprendizagem nos Açores, nas ilhas de São Miguel e Terceira, tendo agora, por intermédio do Município da Madalena, apostado no Pico para a sua expansão.

A abertura do Centro Local de Aprendizagem da Madalena da Universidade Aberta assume-se "como uma poderosa ferramenta na construção do indivíduo e do mundo, o fecundo motor de mudança na necessária e incessante busca pela excelência, dignificando o nosso Concelho, honrando a sociedade picoense”, concluiu o Presidente da autarquia madalenense.

Inauguração do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta (Intervenção completa do Presidente da Câmara Municipal)