Festas da Madalena Registam Maior Enchente de Todos os Tempos


Apoteóticas, as Festas da Madalena atraíram milhares de pessoas ao Pico, para seis dias de pura diversão.

Com um dos programas mais apelativos de sempre, a Vila da Madalena foi palco do maior festival de todos os tempos, atraindo milhares de pessoas dos mais diversos pontos do globo, assumindo-se como um incontornável cartaz de promoção da Ilha.

Quim Barreiros, Tony Carreira, Xutos & Pontapés e Carlão animaram as principais noites de festa com muito ritmo e diversão. Também na tenda eletrónica marcaram presença alguns dos mais conceituados dj’s da atualidade. Karetus, Janieck Devy, Karetus, Dan Maarten, Putzgrilla, Hugo Rizzo, Ninja Kore, Rafman, Dupla Mete Cá Sets e Dextro animaram os festivaleiros até ao nascer do sol, com o melhor da música eletrónica.


Muito Mais Que Um Festival de Verão
A par da melhor música, a edição de 2016 das Festas da Madalena apostou, como é ha­bitual, na promoção das tradições locais e na valorização do nosso riquíssimo património cultural.

O melhor da viticultura nacional marcou presença nas festas, na I Feira do Vinho da Ilha do Pico. Mais de uma centena de marcas de vinhos brancos, tintos e rosés, expostos por 14 stands, seduziram o público, num périplo pelo que de melhor se produz de Norte a Sul do país e nas ilhas.

Da cultura às artes, as Festas da Madalena celebraram as nossas mais intrínsecas tradições. Há um ano, fez-se história no Pico. Emocionada e sob um manto de chuva que se fundia com as lágrimas que teimavam a cair, a Montanha viu bater o recorde da Maior Roda de Chamarrita do Mundo. Em 2016, perpetuámos no tempo esse momento único, com o Dia da Chamarrita, num hino às nossas gentes.

A terceira edição do Festival de Folclore e o Dia do Triângulo, com os sons e sabores do triângulo, foram outros pontos altos do cartaz cultural das festas, onde a promoção da nossa ruralidade não foi esquecida. Do Palco Chamarrita, a Avenida Machado Serpa emanava o folclore e espírito açoriano, elevados ao expoente máximo com o grande desfile de marchas, que atraiu no domingo centenas de pessoas à Vila.

A tradição e o melhor da gastronomia picoense estiveram, novamente, de mãos dadas no segundo Concurso Gastronómico das Festas da Madalena, que elegeu como grande vencedora a tasca dos Finalistas da Escola Cardeal Costa Nunes, avaliados por um júri, composto por diversos experts na área, nomeadamente Filipa Gomes, apresentadora de um conhecido programa de culinária.

 

Adrenalina a Mil

Os desportos radicais, que nas últimas edições das festas fizeram grande sucesso junto dos festivaleiros, marcaram novamente presença este ano, fazendo as delícias dos mais aventureiros, que puderam experimentar diferentes aparelhos, como o High Jump, o Air Bungee e o Slide

Ainda no universo desportivo, a organização presenteou os festivaleiros com duas provas com muita adrenalina, o II Triatlo das Festas da Madalena e o II Passeio de Todo-o-Terreno, que incluiu ainda uma prova Trial, no Porto Velho,  permitindo aos amantes do desporto automóvel, assistirem em plena festa a uma prova exigente e com muita adrenalina.