Município Promove Visita Ao Centro de Processamento de Resíduos

Sensibilizar os mais jovens para a importância vital de uma correta gestão dos resíduos foi o grande objetivo da visita, que mostrou a quase uma centena de alunos do Concelho da Madalena a última fase do ciclo de vida do lixo doméstico, desde a triagem à sua eliminação ou valorização por reciclagem.

A Câmara Municipal da Madalena promoveu uma visita ao Centro de Processamento de Resíduos e Valorização Orgânica por Compostagem da Ilha do Pico para os alunos do 3º e 4º ano de todas as Escolas Primárias do Concelho.

A iniciativa autárquica, inserida na Semana dos Resíduos dos Açores, visou alertar os mais jovens para a importância da reciclagem, mostrando as várias etapas de conversão dos nossos resíduos em recursos, com o intuito de alertar para esta problemática e para a necessidade premente da prevenção e correta gestão dos resíduos.

Impressionados com a quantidade de lixo depositado, mais dois mil toneladas num ano, os alunos colocaram diversas questões, revelando o seu empenho na preservação do planeta, com a firme promessa de que em casa repetirão a lição aos pais.

A par desta iniciativa, a Câmara da Madalena desenvolveu ao longo desta e da passada semana uma vasta panóplia de atividades junto da comunidade, alertando para a imperatividade de uma mudança de hábitos crucial para a salvaguarda do meio ambiente e pelo respeito pela biodiversidade e equilíbrio dos ecossistemas naturais.