Câmara da Madalena Promove Direito dos Imigrantes

Ciclo de formações, tertúlias e atividades culturais vão dinamizar a vida da comunidade imigrante da Madalena, ao longo da próxima semana.

A Câmara Municipal da Madalena vai realizar um ciclo de atividades formativas e culturais, visando melhorar a qualidade de vida e o promover o pleno acesso da comunidade imigrante residente no Concelho da Madalena aos seus direitos sociais.

Ao longo da próxima semana, o Salão Nobre dos Paços do Concelho será palco de uma formação que incidirá sobre diversas temáticas em torno da lei imigrante. Quais os direitos dos imigrantes no que concerne ao acesso à saúde? Como obter o passaporte imigrante? Terão os imigrantes ilegais pleno direito à saúde e à educação? Como ultrapassar as burocracias que condicionam a legalização e o acesso a uma cidadania inclusiva por parte desta comunidade?

Estas serão algumas das questões que Adriano Reis, ator, formador e mediador imigrante cabo-verdiano residente em Portugal, irá debater neste ciclo de formações, que culminará com a tertúlia “O Diálogo Intercultural”, onde a par destes temas se debaterá e partilhará as vivências individuais de uma comunidade com a saudade presa ao peito atada por um fio de memórias e recordações de uma terra simultaneamente distante e tão próxima.

Para além destas atividades, Adriano Reis vai também marcar presença na Biblioteca Municipal, no sábado, pelas 14h30, onde os contos tradicionais de Cabo Verde prometem fazer as delícias desta comunidade.

Promover o pleno acesso aos direitos sociais por parte da comunidade imigrante residente na Madalena é o objetivo capital desta iniciativa, realizada no âmbito do projeto “Mais Diversidade, Melhor Humanidade”, da Direção Regional das Comunidades, em parceria com a autarquia da Madalena, que ao longo dos últimos anos tem fomentado uma profícua relação com a comunidade imigrante, tendo no ano passado assinado um acordo de geminação com o Município de Porto Novo, com o fito de promover a cooperação intermunicipal transnacional.

CMM promove direitos dos imigrantes