Madalena Presta Homenagem a Doutor António Sebastião Goulart

O Município da Madalena homenageou, domingo, o Doutor António Sebastião Goulart, atribuindo o seu nome ao largo existente junto à casa de família, nas imediações do Porto do Calhau.

Com o intuito de perpetuar no tempo o ilustre médico, um acérrimo defensor do Pico e das suas gentes, que se fosse vivo celebraria 100 anos, foi ainda realizada uma missa na Igreja de Santo António do Monte.

Recordando o homenageado, José António Soares, Presidente do Município da Madalena enalteceu o seu “legado de sapiência, humanismo e bondade”.

O doutor Sebastião foi muito mais que um grande médico e cirurgião. Dotado de uma inteligência prodigiosa e de um grande humanismo, o seu contributo cívico foi para além da medicina”

O edil relembrou ainda que “a notícia da sua presença no Pico corria célere [e que] a fila de doentes, que mesmo descalços palmilhavam madrugadas, à espera da consulta do Doutor Sebastião, era interminável!”, evocando também as inúmeras vezes que o médico “atravessou o Canal para resolver partos difíceis ou para vir ao encontro das parturientes, quando o mar as impedia de chegar ao Faial”.

Visivelmente emocionados os filhos de António Sebastião Goulart, presentes no evento, agradeceram o gesto da autarquia em promover esta cerimónia, que contou ainda com a participação do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Candelária.