Madalena Investe Meio Milhão de Euros na Modernização da Recolha Seletiva de Resíduos

Visando melhorar o seu desempenho ambiental, a autarquia irá adquirir duas novas viaturas de recolha de resíduos, uma trituradora e mais de 150 EcoPontos, através do projeto ‘Reciclar 9950’, num investimento de cerca de 550 mil euros, co-financiado em 85 por cento pelo programa PO 2020, que aprovou em dezembro a candidatura apresentada pela edilidade, encontrando-se a mesma já em fase de concurso público.

O Município da Madalena vai reforçar a frota automóvel destinada à recolha de resíduos, com a aquisição de uma Viatura Satélite e uma Viatura de 19 toneladas, equipada com uma superestrutura com 16m3 de capacidade.

A par da renovação da frota automóvel, a autarquia pretende ainda adquirir 160 EcoPontos, aumentando, assim, exponencialmente o rácio destes contentores por habitante, de forma a promover a reciclagem e reduzir o volume de resíduos indiferenciados depositados em aterro e, consequentemente, os elevados custos com o seu tratamento.

Para além de melhorar a gestão dos resíduos urbanos mais comuns, a autarquia pretende ainda optimizar a recolha de outros, cujo consumo é menos frequente, mas igualmente poluente. Para atingir esta meta, a edilidade irá adquirir 15 oleões, dez contentores de recolha de REEE e 30 pilhões, solucionando o problema da incorrecta deposição destes resíduos.

Com o objetivo de colocar o Município na linha da frente das práticas ambientais na região, corrigindo as atuais lacunas, neste domínio, a autarquia desenhou, através do ‘Reciclar 9950’ uma estratégia multidimensional, sem esquecer a componente da educação e sensibilização da população para a valorização dos resíduos e separação do lixo, em prol do desenvolvimento sustentável e sustentado.