Câmara da Madalena combate violência contra crianças e idosos

Portugal é um dos países com maiores índices de violência contra idosos e crianças, sendo o quinto com pior registo num universo de 53 nações, no que respeita à violência contra os mais velhos. Efetivamente, são cerca de 40 por cento os idosos alvo de atos violentos. Também na infância os maus tratos constituem um grave flagelo nacional. A UNICEF colocou o nosso País no topo da lista negra da violência infantil, com uma média de quatro mortes por violência física e negligência em cada 100 mil crianças.

A crise que atravessamos repercute-se não só no plano financeiro mas também a nível social e familiar. São nos momentos de maior pressão socioprofissional que aparecem os sinais mais alarmantes de desagregação das normas vigentes na sociedade.

Esta fragmentação social leva-nos às mais variadas formas de violência e abusos e são os grupos socialmente mais vulneráveis, como os idosos e as crianças, as principais vítimas desta espiral de maus tratos.

Ciente desta realidade, e sempre atenta aos grupos vulneráveis do Município, a Câmara da Madalena vai promover, a 14 de março, o Seminário “Direitos Humanos: Violência Doméstica – Maus Tratos na Infância e Terceira Idade.

O evento, que contará com alguns dos melhores especialistas na matéria a nível nacional, é gratuito e aberto ao público em geral, mediante inscrição, que deverá ser feita até ao dia 10 de março.

A violência é um flagelo que diz respeito a cada um de nós, o seu combate depende da ação de todos. Ajude-nos a inverte esta espiral crescente de maus tratos.