Madalena do Pico - Cidade do Vinho 2017

A Madalena fez história!

A 14 de dezembro o Município foi eleito Cidade do Vinho 2017, acolhendo uma vasta panóplia de eventos ao longo do ano, que farão da Madalena o principal núcleo da vitivinicultura em Portugal, ao receber o mais importante evento nacional do sector.

Reunindo a maioria dos votos dos membros da Associação Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), a candidatura da Madalena destacou-se entre as cinco concorrentes pela sua singularidade, evidenciando-se pelas suas características únicas, nomeadamente pela Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, aclamada em 2004 Património da Humanidade, pela Unesco, que a considerou uma das mais complexas estruturas alguma vez criada pelo Homem, bem como pela representatividade e evidente crescimento da vitivinicultura, potenciando outras áreas de atividade a montante e a jusante deste setor, muito em particular do enoturismo.

Nascidos da lava, os vinhos refletem a alma e a paixão dos picarotos, excedendo a mera visão económica.

Nesta terra que é uma das treze regiões vitícolas no mundo Património da Unesco, a vitivinicultura é parte integrante da genética das nossas gentes. É suor, é garra, é a mais pura paixão de um povo, que à força de braços ousou dominar a natureza, num serpenteado lávico em que se esculpe a nossa mais intrínseca identidade.