Capitania da Horta Alerta Para Agravamento do Estado do Mar

A Capitania do Porto da Horta alerta a população para o possível agravamento do estado do mar, entre os dias 8 e 10 de janeiro, prevendo-se que a agitação marítima, de noroeste, ultrapasse os 4 metros de altura significativa, podendo atingir os 6 metros.

A mesma entidade alerta para o maior risco, devido ao efeito local do vento forte que, ao mudar sucessivamente de direção, juntará vagas de grande dimensão, prevendo-se ainda que as condições meteorológicas sejam mais adversas no dia 9 de janeiro, terça-feira.

Neste sentido, a Capitania do Porto da Horta recomenda à comunidade marítima a adoção de medidas de precaução, verificando e se necessário reforçando a amarração das embarcações, ou mesmo varando-as em lugar seguro. Aconselha também a adoção e manutenção dum estado de vigilância na orla marítima e nos portos, tendo especial atenção se expostos diretamente à agitação marítima.

À população em geral recomenda-se que se abstenham da prática de passeios junto à orla costeira, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, devendo manter-se uma atitude vigilante e ter presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.