Tempestade Helene Deixa Grupo Central Sob Aviso Laranja

alt

Município disponibiliza todos os meios da autarquia para acudir a eventuais dificuldades da população.

A Câmara Municipal da Madalena reuniu, esta tarde, com diversas forças vivas do concelho para elaborar um plano de prevenção face às condições meteorológicas adversas, previstas para este sábado e domingo.

A reunião contou com a presença do Comandante dos Bombeiros Voluntários da Madalena e de todos os presidentes/ representantes das Juntas de Freguesia do Concelho, visando, conjuntamente, optimizar os meios de prevenção e apoio à população.

Face a esta previsão de agravamento das condições meteorológicas, o Município da Madalena irá colocar à disposição de todos os seus meios para acudir prontamente a eventuais necessidades da população, que deverá seguir os conselhos do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA). https://www.prociv.azores.gov.pt//noticias/avisos/ver.php?id=1114

Adverte-se ainda à população que siga as recomendações da Capitania do Porto da Horta que aconselha a comunidade marítima a adotar, atempadamente, medidas de precaução, verificando e se necessário reforçando a amarração das embarcações, ou mesmo varando-as em lugar seguro.

À população em geral, esta entidade aconselha que sejam evitados passeios junto à orla costeira, bem como a prática de atividades nas zonas expostas à agitação marítima, devendo manter-se uma atitude vigilante e ter presente que, nestas condições extremas, o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA)  elevou esta sexta-feira de manhã para laranja o aviso de precipitação, vento e agitação marítima, para as ilhas do grupo central, devido à passagem do furacão "Helene".

De acordo com um comunicado do IPMA, prevê-se para o Grupo Central:

--- Aviso AMARELO referente a:

AGITAÇÃO MARÍTIMA

No período entre as 18UTC de 2018-09-15 e as 21UTC de 15-09-2018

VENTO

No período entre as 18UTC de 2018-09-15 e as 21UTC de 15-09-2018

--- Aviso LARANJA referente a:

PRECIPITAÇÃO

No período entre as 09UTC de 2018-09-15 e as 09UTC de 16-09-2018