Madalena Agracia Rosa Goulart Com Medalha de Ouro do Município

A Câmara da Madalena entregou, esta quinta-feira, a Medalha de Ouro do Município a Rosa Maria Goulart, figura central da vida cultural açoriana.

Natural de São Mateus, Rosa Goulart é professora catedrática, tendo exercido o cargo de Vice-reitora e pró-reitora da Universidade dos Açores, sendo uma das maiores especialista em literatura portuguesa contemporânea.

É uma enorme honra entregarmos, hoje, a esta nossa insigne concidadã a Medalha de Ouro do Município da Madalena, cuja atribuição foi aprovada por unanimidade, em reunião de câmara, (…) reconhecendo publicamente a sua dedicação à academia açoriana, ao profundo conhecimento da arte literária e da filologia românica, que fazem de Rosa Maria Goulart uma figura incontornável da cultura açoriana, e a tornam num verdadeiro ‘exemplo como cidadão’”, mencionou José António Soares, Presidente do Município da Madalena, no momento de entrega do galardão.

Considerando ser “da mais elementar justiça, prestar homenagem a esta ilustre filha da nossa terra, cujo sucesso tanto nos honra e enaltece o nosso Concelho, a nossa Ilha”, o líder do Executivo madalenense concluiu, mencionando esperar “que esta simbólica homenagem reforce estes laços de amizade e de cooperação em prol do engrandecimento cultural desta ilha”.

A par da intervenção do líder da autarquia madalenense, tomou ainda a palavra Maria do Céu Fraga, enaltecendo o magnífico percurso da homenageada, e a própria, que agradeceu o gesto da Câmara Municipal, tendo a animação musical, que pontuou, o serão ficado a cargo de Bruno Rosa.