SOS Cagarro: Município da Madalena Cria Brigada de Resgate Animal

Todos os anos, dezenas de cagarros morrem atropelados nas estradas. Percorrendo lés a lés as zonas do Concelho que registam um número mais elevado de queda destas aves marinhas, os voluntários da brigada de resgate do Município da Madalena uniram esforços e saíram à rua, em prol da preservação da natureza.

A Câmara Municipal da Madalena criou, em outubro, uma brigada noturna de salvamento de cagarros.

Com o intuito de preservar esta espécie protegida, os voluntários da Autarquia, em conjunto com os alunos da Escola Cardeal Costa Nunes e da Escola Profissional do Pico, percorreram, às quintas-feiras, as principais estradas do Concelho onde habitualmente há maior aglomeração e atropelamento desta ave marinha, resgatando com vida 32 cagarros juvenis, posteriormente libertados num local seguro junto ao mar.

A par desta iniciativa, dinamizada no âmbito da campanha SOS Cagarro 2022, o Município da Madalena desligou ainda a iluminação pública nas zonas costeiras mais críticas, sensibilizando a população para a problemática da poluição luminosa e o seu impacto altamente nocivo sobre esta espécie, uma das mais emblemáticas da Região.

Com cerca de 75 por centro da população mundial da subespécie Calonectris diomedea borealis, os Açores são a região do mundo com a maior população nidificante de cagarros, albergando cerca de 188 mil casais reprodutores, tornando-se, assim, vital a proteção e conservação destas aves nas nossas ilhas.