Município da Madalena Participa em Ação de Controlo de Espécies Invasoras

Ação dinamizada no âmbito do programa Eco-Escolas visou combater a proliferação do chorão-da-praia, uma espécie infestante que se encontra em franco crescimento na área costeira do Concelho, impedindo o desenvolvimento e sobrevivência da vegetação nativa.

 

Dezenas de alunos da Escola Cardeal Costa Nunes estão a participar numa ação de combate à propagação do Carpobrotus Edulis, vulgarmente conhecido como chorão-da-praia.

Ao longo desta semana, os estudantes irão remover a densa vegetação que se aglomerou junto ao Moinho de Santana e na área envolvente às antigas instalações da Cofaco, controlando assim uma das espécies invasoras mais nocivas na Ilha, o que permitirá incrementar a biodiversidade endémica, uma vez que futuramente serão plantadas pelos funcionários da Autarquia, nas áreas agora desocupadas, espécies nativas.

Mitigando a ameaça às plantas autóctones, o Município da Madalena de imediato abraçou este desafio, disponibilizando todo o apoio logístico necessário, de modo a evitar a proliferação do chorão-da-praia para novas zonas, preservando assim a riqueza e a diversidade dos ecossistemas do nosso Concelho.