Ilha Montanha Acolhe Conferência Europeia Sobre a Cultura do Vinho

Os desafios e as potencialidades da vitivinicultura e do enoturismo dão mote a uma profícua partilha de conhecimentos que irá reunir na Madalena, Capital dos Açores da Vinha e do Vinho, alguns dos maiores especialistas europeus na área, assim como o Presidente do Governo Regional dos Açores e diversos membros do seu Executivo.


A Ilha Montanha é, na próxima semana, a grande anfitriã da Conferência Europeia da Cultura do Vinho, dinamizada pelas associações In Rural Europe e Iter Vitis, com o apoio do Município da Madalena.
Percorrendo quatro das nove ilhas açorianas, a iniciativa insere-se no projeto In Rural Connect, e pretende promover uma reflexão sobre as potencialidades e desafios que se colocam aos territórios rurais, no contexto da valorização da sua oferta enoturística.
A par das palestras, o evento contará ainda com diversas visitas a alguns dos mais emblemáticos espaços do Concelho, nomeadamente o Museu do Vinho e a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, que este ano celebra duas décadas da sua aclamação como Património da Humanidade.
De Espanha à Grécia, passando por França e Itália, o encontro conta com mais de três dezenas de participantes, promovendo a partilha de conhecimentos e experiências sobre a cultura da vinha e do vinho, entre diferentes regiões do Atlântico e do Mediterrâneo, aqui unidas pela sua incontornável tradição vitivinícola.
Valorizando a nossa vitivinicultura, enoturismo e as nossas mais genuínas tradições vínicas, de imediato o Município da Madalena abraçou esta iniciativa dinamizada em parceria com a AMPV, ARPV e RECEVIN e que irá projetar, de forma incontornável, o Concelho e a Ilha além-fronteiras.