Madalena Assina Protocolo de Geminação Com Águeda

Num verdadeiro abraço fraterno, os Municípios comprometeram-se a desenvolver um vasto programa de intercâmbio social, etnográfico, económico, científico e tecnológico para difusão recíproca da cultura de ambas as comunidades, intensificando os laços de amizade e cooperação em prol do desenvolvimento pleno dos concelhos geminados.

O Município da Madalena e o Município de Águeda assinaram esta segunda-feira, um acordo de geminação, com o intuito de criar relações e mecanismos protocolares, nas mais diversas áreas.

Alicerçando-se nas fortes afinidades culturais e etnográficas, geradoras de uma profunda amizade entre ambas as comunidades, a assinatura do protocolo veio assim reforçar a solidariedade entre os municípios, numa profícua relação de cooperação, que irá beneficiar o desenvolvimento pleno dos Concelhos.

Efetivamente, a assinatura deste protocolo preconiza a realização de todo um programa de permuta cultural, social e económica, que irá por um lado maximizar o desenvolvimento tecnológico e científico da Madalena, em particular no que respeita à modernização administrativa, onde beneficiaremos do know-how, que Águeda possui neste domínio), e por outro, potenciar o intercâmbio e a fusão cultural e social, através do encontro de munícipes de ambos os Concelhos, designadamente através das suas associações culturais, desportivas, artísticas e IPSSs”, afirmou José António Soares, Presidente da Câmara Municipal da Madalena.

O protocolo agora assinado, irá ainda estimular o turismo, e, consequentemente, promover a criação de emprego e de riqueza no nosso concelho, pois o estreito relacionamento entre os municípios geminados, permite despertar o interesse recíproco das suas comunidades, detetar oportunidades de investimento e estabelecer e intensificar, relações comerciais e económicas”, concluiu o autarca madalenense.

Por sua vez, Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal da Águeda referiu que “a política não foi feita para afastar as pessoas, a política foi feita para aproximar storecialis.net. Devemos procurar e potenciar tudo aquilo que nos une (…). É para isto que servem as geminações, para potenciarmos aquilo que somos capazes de fazer, para criarmos laços e para nos tornarmos mais amigos e mais empreendedores, em ambas as terras, em prol de um futuro melhor para todos”.

Ciente de que num mundo global, os Municípios surgem como atores transnacionais e a sua interação dentro da cooperação intermunicipal transnacional surge como resposta a um mundo cada vez mais competitivo, a Câmara da Madalena considera fulcral a assinatura de acordos como este, que conferem cada vez mais visibilidade ao Concelho.