Operação Azul Alerta Para Maus Tratos na Infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Madalena realizou, na passada semana, a operação de stop mais divertida de sempre, a operação azul, dinamizada no âmbito da campanha Laço Azul.

Os pequenos agentes alertaram os automobilistas para outros perigos fora da estrada, em particular os maus tratos na infância, numa ação conjunta com a Escola Cardeal Costa Nunes, a Polícia de Segurança Pública da Madalena e Guarda Nacional Republicana.

A Campanha Laço Azul (Blue Ribbon) nasceu nos Estados Unidos, no final da década de 80, quando Bonnie W. Finney, uma avó atenta e preocupada, amarrou uma fita azul à antena do seu carro. A trágica história de maus tratos aos seus netos – um deles mortalmente espancado - levou Bonnie a alertar a comunidade para este flagelo da sociedade atual, utilizando o laço de cor azul como metáfora dos corpos espancados e nódoas negras resultantes das agressões.

Dar visibilidade a este problema crescente no seio da nossa comunidade é o objetivo primordial desta iniciativa da CPCJ da Madalena, que irá dinamizar ao longo do mês uma vasta panóplia de atividades, promovendo os direitos das crianças, a causa maior desta instituição, criada em 2004 com este propósito e ainda com a finalidade de prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a segurança e desenvolvimento integral dos mais jovens.