Município Promove Visitas ao Centro de Processamento de Resíduos

alt

Alertar para a importância vital de uma correta gestão dos resíduos foi o grande objetivo das visitas, que mostraram aos participantes a última fase do ciclo de vida dos resíduos, desde a triagem dos lixos à sua eliminação ou valorização por reciclagem.

A Câmara Municipal da Madalena promoveu duas visitas ao Centro de Processamento de Resíduos e Valorização Orgânica por Compostagem da Ilha do Pico abertas a toda a comunidade, bem como aos funcionários do Município.

A iniciativa autárquica, inserida na Semana dos Resíduos, visou sensibilizar para a importância da reciclagem, mostrando as várias etapas de conversão dos nossos resíduos em recursos.

Impressionados com a quantidade de lixo depositado, mais cinco mil toneladas num ano, correspondendo quatro mil a resíduos não separados, os participantes colocaram diversas questões, revelando o seu empenho na preservação do planeta, com a firme promessa de que em casa estarão mais atentos a estas questões.

A par desta iniciativa, a Câmara da Madalena tem vindo ao longo desta semana a desenvolver uma vasta panóplia de atividades junto da comunidade, alertando para a imperatividade de uma mudança de hábitos, com uma forte campanha online, nas redes sociais e site da autarquia, bem como através da recolha de resíduos perigosos, colocando recetáculos junto à entrada do edifício dos Paços do Concelho para esse fim, em prol da salvaguarda do meio ambiente e do respeito pela biodiversidade e equilíbrio dos ecossistemas naturais.