Auditório da Madalena - Três Anos a Promover as Artes e a Cultura na Ilha Montanha

Inaugurado em pleno aniversário do Município, em março de 2017, o Auditório da Madalena assume-se como um dos principais equipamentos culturais dos Açores, tendo acolhido nos primeiros meses da sua existência, quase uma centena de espetáculos com alguns dos melhores artistas do nosso país, fazendo ainda as delícias dos amantes da sétima arte, com sessões de cinema semanais, que atraíram só no seu primeiro trimestre 4894 espetadores.

Com três anos de existência, o Auditório da Madalena soma sucessos atrás de sucessos. Do cinema à música, passando pelas artes performativas, aquele que é já conhecido como Palco da Cultura do Pico acolheu, só no último ano, dezenas de concertos, entre eles o de Luís Gil Bettencourt e o dos FadoALADO, bem como das filarmónicas da Madalena e de diversas bandas do Concelho.

A par da música, outros grandes eventos encheram também este espaço, nomeadamente múltiplos espetáculos de stand-up comedy com Luís Franco Bastos, Joel Ricardo Santos, Miguel 7 Estacas, João Seabra e ainda um grande serão com os açorianos “Fala Quem Sabe”.

Promovendo as instituições locais e regionais, o Auditório acolheu também a Gala da Associação de Futebol da Horta, o projeto ‘Açores Cantar’, as Temporadas das Artes e um sem número de festivais, como ‘O Cordas’, o ‘Fringe’, o ‘AnimaPix’ e o ‘Montanha Pico Festival’.

Com o intuito de despertar o pensamento crítico, este espaço foi ainda palco do lançamento de diversos livros e da comemoração de efemérides, nomeadamente o Dia de 1 de Maio, com o concerto “A Voice for Freedom”, tendo também recebido um dos principais seminários nacionais de gestão desportiva, a Comemoração dos 15º Aniversário da classificação da Paisagem da Vinha e os Encontros Filosóficos, que trouxeram largas dezenas de intelectuais à ilha do Pico, dinamizando a esfera turística, em prol do progresso do Concelho.