Mensagem de Páscoa do Presidente da Câmara Municipal da Madalena

Caros Munícipes,

vivemos por estes dias - que deveriam ser de alegria e de celebração -momentos de angústia e de incerteza.

Não sabemos quando voltaremos às nossas rotinas de sempre, de todos os dias, nem sabemos tampouco, quando voltaremos a abraçar os nossos queridos avós, a reunir na mesma mesa os primos, os tios, os amigos, os que nos são queridos, aqueles com quem nos alegra dividir os bons momentos e que são os mesmos em que nos apoiamos para viver os momentos menos bons, como este, que agora nos ensombra a alma.

Na verdade, estava longe do nosso pensamento termos pela frente uma guerra tão dura, contra um inimigo tão desconhecido e, por isso, mesmo tão perigoso!

Mas, meus amigos, muitos de nós - sobretudo os mais velhos - viveram já, noutras alturas, momentos duros e assustadores: guerras, fome, terramotos, doenças para as quais, tal como hoje acontece, não havia tratamento! Mas com a nossa fé, com a nossa força interior, com a capacidade de sofrer sem baixar os braços, que tanto nos caracteriza, fomos capazes de recomeçar de novo, uma e outra vez, vencendo as adversidades e seguindo em frente!

Esta é uma semana especial para todos nós, um tempo que habitualmente é de festa e de encontros.

Porém, nesta Páscoa de 2020, teremos de nos reinventar, adaptar à situação atual as nossas tradições, celebrar de forma diferente, cada um no seu lar, mas comungando à distância com familiares e amigos a nossa fé e a nossa esperança em dias melhores.

Ficar em casa é um gesto de generosidade e de amor, para com os nossos pais e avós, que amamos e desejamos proteger! Ficar em casa é um dever que todo o cidadão responsável tem que cumprir com empenho e motivação pessoal! Protegermo-nos, é proteger os outros, é salvar vidas!

Bem sei que este é, sem dúvida, um dos maiores desafios da nossa História, que deixará marcas profundas nas nossas vidas individuais, nas nossas empresas, na nossa resiliência e capacidade de recomeçar mais uma vez!

Mas quero deixar-vos uma palavra de esperança: se todos fizermos bem o nosso papel, com a ajuda de Deus, havemos de ultrapassar este mau momento e tudo VAI FICAR BEM!

Contem com o apoio do Município para aquilo em que pudermos ser úteis. Faremos - como sempre - o nosso melhor!

Protejam-se e tenham uma Feliz e Santa Páscoa!

O Presidente da Câmara Municipal da Madalena

José António Soares