Chamarrita do Pico É Finalista Regional das 7 Maravilhas da Cultura Popular

Candidatura apresentada pelo Município da Madalena, com o intuito de promover e valorizar as nossas mais genuínas tradições, irá defrontar na eliminatória regional seis concorrentes de renome.

A Chamarrita do Pico é finalista regional do concurso 7 Maravilhas da Cultura Portuguesa. O anúncio foi feito, este domingo, na RTP, sendo divulgado já no próximo dia 21 de junho o número de telefone para o qual todos poderão ligar a votar na dança mais genuína da nossa região.

Eleita pelo painel de jurados na categoria de “Músicas e Danças”, a Chamarrita irá defrontar outros seis concorrentes, na final regional, em julho, competindo contra patrimónios de renome, como as Festas em Honra do Divino Espírito Santo (Calheta), o Artesanato Baleeiro (Lajes do Pico), os Trabalhos em Escamas de Peixe, a Lenda das Sete Cidades, a Procissão do Senhor Santo Cristo dos Milagres (Ponta Delgada) e as Cavalhadas do São Pedro (Ribeira Grande).

Os sete patrimónios açorianos agora apurados serão apresentados a todo o país, na Gala da Eliminatória Regional, transmitida em direto na RTP-1 para votação pública, conferindo uma visibilidade sem precedentes aos mesmos, em particular à Chamarrita, este grande ex-líbris da cultura picarota e açoriana.

Representando a genuína essência do nosso povo, o Município da Madalena apresentou, em fevereiro deste ano, a candidatura da Chamarrita do Pico e das Festas do Divino Espírito Santo ao concurso 7 Maravilhas da Cultura Portuguesa, dando assim a conhecer ao país e ao mundo estes dois incontornáveis patrimónios locais, que exprimem a verdadeira identidade picarota, a fé e as nossas mais intrínsecas tradições, num hino ao nosso povo.