Antigo Presidente da República de Cabo Verde Apresenta Novo Livro no Pico

Galardoado com diversos prémios literários internacionais, Jorge Carlos Fonseca, o presidente poeta, como é conhecido, esteve na ilha Montanha, para a apresentação da sua mais recente obra, lançada em julho deste ano, ainda na vigência do seu último mandato como Chefe de Estado.

O antigo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, apresentou esta sexta-feira, o seu novo trabalho literário “A Grua e a Musa de Mãos Dadas”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Transpondo para o papel as suas observações do quotidiano, o livro compila textos diversos, sem uma linearidade temática, formal ou metodológica subjacente, tendo como elo comum a liberdade.

Numa escrita que nos cativa desde o primeiro momento, nestas 200 páginas, estão reunidos 106 textos, fragmentos da memória e das vivências do autor, cruzando a prosa e a poesia”, referiu José António Soares, Presidente da Câmara da Madalena, na apresentação do livro, acrescentando que a escrita “deste homem dos mil ofícios” “ultrapassa as fronteiras da língua portuguesa, enriquecendo-a de forma determinante, porque as suas palavras são pensamento global”.

No final do encontro, que veio enaltecer as afinidades entre os arquipélagos de Cabo Verde e dos Açores, o autor autografou os livros oferecidos pelo Município a todos os presentes, na sessão.